Postagens

Mostrando postagens de junho, 2010

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade

Imagem
Tolerância : Respeito ao direito que os indivíduos têm de agir , pensar e sentir de modo diverso do nosso. A Ignorância é matriz do preconceito e da violência e o conjunto de crenças e de valores que se possui pode ser a fonte dos preconceitos mais ferozes e das ações mais vis, fonte esta que é tanto mais profundamente enraizada quanto menos atividade intelectual e quanto menos ciência se possui, ou seja, valores e crenças equivocados possuem uma relação inversamente proporcional ao esclarecimento (Cultura, Instrução, Construção de Ideias). A Sociedade que não reflete sobre seus valores e crenças tende a ser abortiva, celeiro de frustrações individuais e coletivas e de formação de indivíduos intolerantes, propensos à violência gratuita. A Sociedade que não pensa a si mesma, que possui dogmas intocáveis pela Razão, isto é, inquestionáveis , está inclinada a ser fonte de violência e de desrespeito de alguns grupos específicos, geralmente, considerados menores, mais frágeis, de impo

Atitude Crítica

Imagem
A Atitude Crítica possui duas características : Negativa: dizer "não" aos pré-conceitos, pré -juízos, às ideias da experiência cotidiana , ao que dizem e pensam a massa. Pôr em reflexão nossas crenças para interrogar sobre suas causas e seu sentido. Positiva: Interrogar sobre o que são as coisas , as ideias, os fatos as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. "Interrogação sobre o o Porquê e o Como disso tudo e de nós próprios. O que é, por que é?" ( CHAUÍ , 2004, p. 18). Estas duas " características " constituem a Atitude Filosófica. O senso comum costuma julgar que Crítica é algo desagradável, feita por quem deseja prejudicar o outro ou mostrar-se mais inteligente do que realmente é, todavia, a Crítica , nada tem que ver com isto. Crítica procede do Grego e possui três significados ou sentidos. Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente ; Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento; Atividade de

A Morte de José Saramago!

Imagem
O que faz de um homem o que ele é? O nosso tempo, sob todas as dimensões, vive sob o paradigma da mediocridade , no qual está mergulhada a maioria das pessoas, sejam elas conscientes disto ou não. Por conseguinte, a morte de um escritor ( me refiro à de José Saramago - 16/11/1922 - 18/06/2010 ) é sempre um acontecimento estarrecedor para tantas outras mentes pensantes, não porque tenhamos medo da morte, desta, afinal, nenhum medo advém de fato, mas, antes sim, porque o mundo ficará com uma cabeça pensante a menos. O mundo presente perde, portanto, uma mente criativa e criadora, uma mente lúcida e desperta, capaz de fazer denúncias, de proporcionar descobertas, de possibilitar pontos de vistas novos e enérgicos, uma mente capaz de alargar o nosso horizonte de percepção. O ateísmo de Saramago, considerado demasiado e pernicioso pela Igreja Católica, o principal alvo das suas críticas religiosas, desperta reflexão e intensifica a atitude de pesquisa na sábia atividade de descobri
Eliana Printes – Os Presentes Poucas músicas possuem a capacidade de povoar o mais profundo de nós mesmos e, de lá, arrancar um suspiro, um sinal de vida, uma lembrança de experiências boas, uma saudade de um estado de ser,... Poucas, enfim, conseguem arrancar um sorriso da alma, aquele riso sutil , doce e leve, um riso que confirma que aquele som, aquela melodia foi feita por uma alma amante para almas amadas. A música “Os Presentes” de Eliana Printes possui a característica de nos envolver com plenitude e de nos fazer desejar aprendê-la no mesmo instante em que a ouvimos para poder cantá-la pelos tempos futuros, como trilha sonora de momentos inesquecíveis . O coração canta e a alma toca a melodia, juntos fazem a inesquecível sinfonia de um doce momento. A música é breve, mas nos eleva para dimensões incorpóreas de nós sem que tenhamos a possibilidade de nos darmos conta disto. Um bailar de alma no Cosmos de nós mesmos imersos neste Universo que nos co

Quem Conhece Mafalda?

Imagem
Ah! Mafalda! O criador de Mafalda é o cartunista argentino Quino e sua personagem é caracterizada pela sutil e constante preocupação com a situação em que se encontra o mundo, sobretudo, no que diz respeito à paz mundial, e com a humanidade desfigurada pelos comportamentos destoantes dos indivíduos humanos. Umberto Eco a definiu como “uma heroína iracunda que rejeita o mundo assim como ele é [...] reivindicando o seu direito de continuar sendo uma menina que não quer se responsabilizar por um universo adulterado pelos pais”. A personagem de HQ iniciou sua tragetória existencial em 1964 e perdurou até 1973, aproximadamente. Historicamente, sabe-se que a América Latina, neste período, quase que inteira estava sob os horrores das ditaduras militares, instauradas na quase totalidade dos paíse s latino-americanos. No Brasil, a ditadura militar instalou-se de 1964 a 1985, sendo que no final já não possuía a agressividade bestial do início. Ao final de suas publicações, sabia-s

O Nascimento da Filosofia!

O que tornou possível o nascimento da Filosofia? Além destes fatores, aos quais o vídeo se refere, acrescento a existência dos escravos na Grécia. Escravos de Guerra, não escravos africanos. Eles faziam todo o trabalho manual, deixando aos "homens livres" a possibilidade de pensar e refletir racionalmente e de cuidar da Pólis (Cidade) .
Imagem
O Que é a Filosofia? Filosofia procede do grego a partir da composição de duas outras palavras: Philo e Sophia . Philo significa "aquele que tem sentimento amigável, pois deriva de Philia que significa amizade e amor fraterno" . [Ou simplesmente, aquele que tende a ser amigo]. Sophia , por sua vez, significa " Sabedoria e dela vem a palavra Sophós , sábio ( CHAUÍ , 2004, p. 25). Filosofia, portanto, é amor, respeito, amizade pela sabedoria. Filósofo é aquele que ama ser sábio ou deseja sê-lo. "Filosofia indicar a disposição interior de quem estima o saber, ou o estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita" ( Ibid .). Enquanto apenas os deuses possuem a plena sabedora, os homens podem desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos. Fazer Perguntas, Buscar Respostas Interrogar-se a respeito do que leva uma pessoa a filosofar pode ser uma via, um modo pelo qual seja possível a compreensão do que seja a Filosofia. Ela nasce no sécul

Filosofia para Quê?

Imagem
" "Afinal, o que é FILOSOFIA? Há quem afirme que a Filosofia é apenas pura abstração, desejoso de afirmar que tende a ser uma coisa inútil. Quem assim procede, se esquece de que a Filosofia pensa a realidade, o que está acontecendo, e pensa de forma profunda. Somente por este fato, o de pensar a realidade, já concede à filosofia uma importância capital. A Filosofia começa com a admiração que o filósofo sentia diante da realidade e consistia em sentir amor pela sabedoria. A sabedoria é o conhecimento processado pela razão do individuo pensante, unida à sua idiossincrasia. Ou seja, todos podem ter conhecimento, todavia, cada um aprofunda-o de acordo com sua idiossincrasia. Assim, o filósofo é um curioso, um pesquisador, um admirado admirador que se pergunta sobre o que vê e observa. A filosofia não se limita à formulação de teorias, ou seja, é a postura prática o que a diferencia e a constitui em instrumental de transformação social e cultura de um povo. Neste sentido, a Filo

RE-PENSE!

Imagem
Igualdade de possibilidade x Des-igualdade de Oportunidades “A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passaram por suas vidas”. "Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz." Clarice Lispector

PENSE!

Imagem
O Sonho de " IGUALDADE " FUTURO :Tempo que há de vir; Porvir; Sorte Futura. EXPECTATIVA : Esperança fundada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. SONHO :Vontade de possuir ou de gozar; Aspiração.

Educação e tecnologias da Informação

Imagem
Novos Tempos Modernos " "Os Estudantes do século XXI, sejam crianças ou jovens, não mais se contentam com os modelos de educação do século XX. Hoje, muito mais que mera transmissão de conhecimentos, ou de esdrúxulas e efêmeras informações, o estudante quer-se partícipe da construção do conhecimento. Quer-se um pesquisador (a) capaz inclusive de dialogar com seu mestre que, a esta altura, deve possuir inteligências e técnicas para ser capaz de dialogar com eles. O fato de que a maioria dos mestres em atuação hoje é da geração passada ou de meados dela, deve ser levado em consideração na análise deste contexto atual. Todavia, estes educadores possuem atualmente a seu favor uma gama de tecnologias, dentre as quais, algumas foram feitas para a sala de aula, outra são adaptadas em função dela. "A escola não pode ignorar o que se passa no mundo" (PERRENOUD, 2000), enquanto organismo dinâmico, vetor de transformação humana, a escola, muito mais que um espelho da sociedade,

A Escola de Frankfurt e a Indústria cultural

Imagem
" "A ESCOLA DE FRANKFURT E A CULTURA DE MASSA. Em 1940, alguns pensadores da Escola de Frankfurt se propuseram a questionar a cultura de massa e seus efeitos perniciosos.Theodor W. Adorno e Max Horkheimer juntaram-se para escrever “O Esclarecimento como Mistificação das Massa”, publicado na Obra “A Dialética do Esclarecimento”. Qual o objetivo desta Obra? Revelar e denunciar o caráter controlador e mercantil da Indústria Cultural. Este termo foi criado pelos próprios pensadores. Aquilo que era produzido por esta indústria, integrava uma lógica que tinha como objetivo padronizar os indivíduos e gerar lucro para os aqueles que detinham (e detêm) o poder econômico. Na época em que este trabalho foi confeccionado, o rádio, o cinema e as revistas ilustradas eram os únicos instrumentos de que os detentores do poder econômico dispunham para padronizar a massa e gerar lucro pelo poder do convencimento ideológico. A televisão sutilmente começava a ser difundida co

A Dialética do Esclarecimento e a Cultura de Massa

Imagem
" "A Dialética do Esclarecimento e a Cultura de Massa >>>Continuando<<< Os teóricos da Escola de Frankfurt argumentam que uma vez perdida a autoreflexão por medo de desintegrar o “eu”, a razão instrumental já perdia a possibilidade de um “eu” emancipado. Ao contrário de libertar a humanidade das superstições, lançou-a numa nova superstição. Ou seja, um instrumento funciona para aquilo que o seu portador desejar. Por exemplo, uma faca pode cortar alimentos como pode igualmente ferir uma pessoa. A mesma razão transformada em instrumento para possibilitar a libertação do homem das superstições, dogmas tiranias, é utilizada como ferramenta pelo mecanismo econômico capitalista. “a própria razão se tornou um mero adminículo da aparelhagem econômica que a tudo engloba. Ela é usada como instrumento universal servindo para a fabricação de todos os demais instrumentos” (DE, p. 37). A razão torna-se, portanto, instrumento, ferramenta a serviço do capitalismo e da mídia

Alienados são os Outros!

Imagem

O Ópio das Gentes!!!

Imagem

Controle Midiático

Imagem

Perseus e a Fúria de Titãs!

Imagem
" " Perseus e Pégasus!! Acrísio, rei de Argos, procura o Oráculo. Este lhe fala que o filho de Dânae, sua filha, lhe roubaria o trono e a vida, no futuro. Temendo tal acontecimento, Acrísio aprisiona a jovem filha, afastando-a de todos os possíveis pretendentes. Zeus introduz-se no pequeno aposento onde se encontrava Dânae e a engravida. Dessa relação, nasce Perseus. Ao descobrir tal feito, o Rei Acrísio coloca o recém-nascido e sua mãe numa caixa e lança-os ao mar, para morrerem. A embarcação foi parar na Ilha de Serifos, do Rei Polidectes, que acolhe os dois e apaixona-se e casa com a mãe do garoto. Já adulto, o rei Polidectes deseja que Perseus se afaste de sua mãe e lhe propõe uma tarefa arriscada: trazer a cabeça da de Medusa, a górgona mortal, para quem nenhum homem poderia olhar transformar-se em pedra. Perseus obtêm ajuda de Hermes, recebendo deste as sandálias aladas; de Atenas, de quem recebeu o brilhante escudo. Com a imagem da medusa refletida no escudo, Perseus

Matrix e a Realidade

Imagem
" "O que o Filme Matrix tem com a Filosofia ? A filósofa Marilena Chauí desbrava estes mistérios e revela suas semelhanças. No filme, Neo é levado por Morpheu (o guia) para ouvir o oráculo. No filme, há uma Pitosina (Sibila), ela é a mensagem e, ao memso tempo, sua transmissora. Ela pergunta a Neo se ele leu o que está escrito sobre a porta de entrada da casa em que acabou de entrar. Ele responde que não. Ela lê para ele as palavras, explicando-lhe que são do latin. O que está escrito? Nosce te ipsum. O que significa? Conhece-te a ti mesmo. O oráculo diz a Neo que ele e somente ele poderá saber se é ou não aquele que vai livrar o mundo do poder da Matrix, portanto, somente conhecendo-se a si mesmo ele terá a resposta. Esta cena é a representação, no futuro, portanto, no presente, de um acontecimento que se passa há pelos menos 23 séculos. Sócrates, filósofo ateniense, foi ao santuário de Delfos consultar o oráculo. Sobre o portal de entrada desse santuári