Coisas Simples Atraem Atenção

Muitas coisas simples atraem nossa atenção e como somos seres capazes de raciocinar e de criar símbolos, além de desenvolver afetividade, partimos em busca dos significados. O que significa determinado fenômeno ou acontecimento? Esta capacidade de interrogar, decerto, contribuiu para o desenvolvimento da ciência. Um exemplo de fato simples que desperta a razão para gerar um questionamento é o fato de as formigas "gostarem" de açúcar.

As pessoas comuns talvez não despertem para fatos simples, necessitando, por vezes, de fatos extraordinários para que isso se dê. Todavia, há pessoas que basta o mais simples dos fatos da natureza para iniciarem o ato de pensamento. Geralmente, começam com um problema.

Afinal, porque as formigas gostam de açúcar? Fiquei curioso, em algum tempo no passado, e partir em busca da resposta. Descobrir, portanto, que elas não "gostam" diretamente do açúcar, mas, antes sim, daquilo que elas podem alimentar: os fungos. Pois, as formigas alimentam-se de fungos e, estes, de açúcar. Portanto, basta ter açúcar e teremos fungos. Basta ter açúcar em casa para ter alimento farto. (risos)

Esta resposta simples, como o fato que a gerou, produziu outra pergunta de teor um pouco mais complicado. Que inteligência é esta que faz com que formigas "saibam" que fungos se alimentam de açúcar? Elas, acaso, têm memória, consciência e capacidade de pesquisa, como os humanos?

Para todas estas perguntas, certamente, alguém responderá com uma palavra: instinto. E eu me pergunto: o que é o instinto? Que relação ele ainda possui com a razão humana?

Há quem afirme que na natureza todas as coisas estão conectadas, algo como mostrou o Avatar de James Cameron. O próprio Schopenhauer, ao postular a ideia da vontade humana como expressão da Vontade ('V' maiúsculo), traça esta constate inter-relação entre todas as coisas no universo, num constante conflito de forças e tudo isto como luta pela sobrevivência.

O trabalho das formigas, ao buscarem incessantemente, por "coisas" de que os fungos se alimentam (determinadas folhas, açúcar...) nada mais é que a luta pela própria sobrevivência.
Nesta "luta", sua ação sugere certa inteligência, pois, penso, devem ser especialistas em fungos. (risos).

Estas perguntas acerca do comportamento das formigas remetem às questões transcendentais, metafísicas e, para alguns, Deus é a resposta. Todavia, depois que Espinosa afirmou que Deus é "o asilo da ignorância", significando que "em Deus repousa e se fundamentam as respostas não-científicas" - aquelas que não foram produzidas pelo concurso da razão -, e após o Iluminismo, não podemos contentar-nos com uma resposta em que Deus seja o ponto explicativo final. Isto não é racional, é, antes, negligenciar a própria capacidade de reflexão e ciência.

Assim, partindo do comportamento dos pequenos (formigas) o homem é capaz de ir mais longe e de produzir descobertas surpreendentes acerca do instinto, por exemplo.

Quanto a instinto, há os que sustentam que os homens não o possui, dado o fato de que o comportamento humano é, por demais, definido e explicado pela cultura que o circunda (questão de antropologia). Afinal, o homem tem instinto assim como os animais ou será que, quando o homem desenvolve seus comportamentos a partir da razão, ele perde a sensibilidade (docilidade) aos instintos?

Existe no animais e não nos humanos uma memória genética para o desenvolvimento sempre igual do comportamento de cada espécie (raça) animal? Algo como um código genético (talvez) pré-determinado. Afinal, se não têm isto (memória genética), e os animais não têm cultura como os humanos, o que justifica que cada espécie específica possui o mesmo comportamento sempre, em todos os tempos? O que será que Darwin diria agora? (risos)

No cerne desta questão, centra-se a discussão e reflexão sobre a liberdade humana. O homem é livre ou age sempre alienado pela estrutura da sua cultura? O que pensamos, gostamos, defendemos o fazemos por nós mesmos ou incutidos pela cultura de que fazemos parte?

Bom, caríssimos, isto são provocações, mas o ponto de partida é real e eu não tenho, apesar de ter lido muito sobre instinto animal, uma ideia clara e precisa sobre "instinto natural" ou animal.

Que é instinto?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade