Neo e Sócrates



Neo e Sócrates

"
"
Por que as personagens do filme afirmam que Neo é “o escolhido”? Por que estão seguras de que ele será capaz de realizar o combate final e vencer a Matrix? Porque ele era um pirata de eletrônico, alguém capaz de invadir programas, decifrar códigos e mensagens, mas, sobretudo, porque ele também era um criador de programas de realidade virtual, um perito capaz de rivalizar com a própria Matrix. Por ter um poder semelhante ao da Matrix, Neo sempre desconfiou de que a realidade não era exatamente tal como se apresentava. Sempre teve dúvidas sobre a realidade percebia e, secretamente, questionava o que era a Matrix. Essa interrogação o levou a vasculhar os circuitos internos da máquina (tanto que começou a ser perseguido por ela como alguém perigoso), e foram suas incursões secretas que o fizeram ser descoberto por Morpheu.

Por que Sócrates é considerado o “patrono da Filosofia”? Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Costumava dizer que era impelido por um espírito interior (como Morpheu instigava Neo) que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas.

Sócrates andava pelas ruas de Atenas fazendo perguntas aos atenienses: “o que é isso em que você acredita”? “O que é isso que você está dizendo”? “O que é isso que você está fazendo”? Os atenienses achavam que sabiam o que era a Justiça. Sócrates lhes fazia perguntas e, embaraçados e confusos, chegavam à conclusão de que não sabiam o que ela era. Os atenienses acreditavam que sabiam o que era a Coragem. Com suas perguntas, Sócrates os vazia concluir que não sabiam o que ela era.

A pergunta “o que é?” era o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma coisa para além das aparências e contra as aparências. Com essa pergunta, Sócrates levava os atenienses a descobrir a diferença entre parecer e ser, entre mera crença e opinião (Doxa) e verdade (Episteme). Pode-se igualmente comparar Neo a Platão, no Mito da Caverna."
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade