O Oráculo de Delfos



"
"No Templo de Apolo, em Delfos, encontrava-se o Poderoso Oráculo de Delfos, considerado o mais importante local religioso do antigo mundo grego.

Muitos buscavam os conhecimentos do Oráculo: Generais buscavam conselhos e previsões para as estratégias de guerra, Colonizadores, por sua vez, desejavam encontrar orientações antes das expedições para a Itália, para a Espanha e África. Também os cidadãos procuram no Oráculo conhecimentos sobre investimentos e sobre problemas de saúde.

Temos duas ocasiões célebres nas quais o Oráculo revelou e definiu situações cruciais:
1 - Édipo é avisado pelo Oráculo que ele vai matar o próprio pai e casar-se-á com a própria mãe. Édipo esforça-se para evitar este destino, todavia, fracassa completamente;
2 - Orestes procura o Oráculo e pergunta-lhe se devia vingar-se da morte de seu pai, assassinado pela própria mãe. O Oráculo encoraja-o a fazê-lo.

O Oráculo funcionava no Ádito - área proibida - no centro do Templo de Apolo. A única pessoa que tinha acesso era a Pitonisa, a escolhida para falar, uma espécie de Médium possuída em nome de Apolo, o deus da profecia. A pitonisa era mulher, apesar da "misoginia" grega. A Pitonisa não era sacerdotisa e não herdava sua posição pela nobreza familiar. A Pitonisa devia ser natural de Delfos, podendo ser velha ou jovem, rica ou pobre, bem-educada ou analfabeta. Era longamente treinada por uma congregação de mulheres de Delfos que rezavam pelo Eterno Fogo Sagrado do Templo. A primeira Pitonisa chavama-se Têmis."
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade