Enxergar com a Essência


O olhar de quem já enfrentou seus dramas pessoais, suas demandas existenciais enxerga melhor e mais longe porque ver além daquilo que lhe mostram seus órgãos da visão. Tal olhar suplanta a força física dos demais e o intelecto da maioria. Ulisses, na Odisséia (Homero), possuía o intelecto mais aguçado dentre os demais que com ele invadiam Tróia.

 Do seu intelecto, sai a ideia do cavalo concedido aos troianos como “presente”. Esta mesma ideia garantiu a vitória dos gregos sobre os troianos. Quem possui semelhante olhar não teme o ato de arriscar, porque a engenhosidade de suas ideias desestrutura os padrões de pensamento e de percepção da maioria.

“Embora o óbvio esteja ao alcance de todos, muitos poucos realmente percebem que os maiores mistérios se escondem no óbvio. Quem aprende a discernir o óbvio encontra-se no caminho da sabedoria. Quem não enxerga o óbvio, de nada lhe adianta toda a erudição do mundo” (Lao Tsé – “Tao Te King”, p. 201). Às vezes, “a inteligência fica cega de tanta informação” (Capital Inicial - Não Olhe Pra Trás). 

A este modo de enxergar, se assemelha o olhar de quem já superou seus preconceitos, pelo menos a maioria deles. Este “alguém” já é um ser universal que não mais incomoda nem se sente ameaçado com o diferente, seja pessoa ou situação.  

Dilatar o olhar processando corretamente os dados da percepção e desenvolvendo uma postura holística, saudável, democrática e livre com retorno, re-ação e atitude.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade