A LENTE DE PLATÃO (II)


NIETZSCHE: “Não sou um homem, sou uma Dinamite” 

O confronto da modernidade e do cristianismo com o pensamento arcaico faz com que Nietzsche produza uma crítica radical, profundamente ácida. Essa crítica, entendida como critério de avaliação denuncia que o ocidente, incluindo os filósofos ocidentais na História da Filosofia, não deu seqüência àquele modo de pensamento e de existência anteriores a Sócrates e Platão. 

O pensamento nietzschiano é oferecido como alternativa às ilusões construídas pela religião (cristianismo) e pela ciência, porque, segundo Nietzsche, o modelo de pensamento ocidental, configurado a partir da história do conhecimento humano, define-se pela história da negação da vida, história esta responsável pela construção do modelo de Homem que não existe e nem será capaz de existir.

Nietzsche sustenta que este “antropocentrismo” ocidental é responsável pela construção de uma imagem de homem largamente superior ao que o homem consegue ser de fato. 

Isto se justifica pelo fato de que o ocidente e seus valores, exprimidos pela concepção de que a Ideia e o Pensamento são superiores ao Corpo, e construídos pela história do conhecimento ocidental, submeteram-se completa e unicamente aos conceitos de mundo, de homem e da existência produzidos pelo pensamento socrático-platônico. Portanto, o Ocidente se constituiu, ao longo do tempo, em mera reprodução deste pensamento.

A confluência de pensamento entre Platão e o Cristianismo encontra-se, dentre mais, na mútua concepção de que há outro mundo superior a este em que vivemos. Mundo este determinado pela Pura Ideia, pelo Pensamento Puro que é Superior porque verdadeiro. Em Platão, este mundo é o “mundo das Ideias” e no Cristianismo, este outro mundo é o Céu. No caso do Cristianismo, o outro mundo, o céu, é superior a este por ser a “morada” de Deus, o sumo Bem e a Pura Verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade