Matrix e a Realidade




"
"O que o Filme Matrix tem com a Filosofia?

A filósofa Marilena Chauí desbrava estes mistérios e revela suas semelhanças.
No filme, Neo é levado por Morpheu (o guia) para ouvir o oráculo. No filme, há uma Pitosina (Sibila), ela é a mensagem e, ao memso tempo, sua transmissora. Ela pergunta a Neo se ele leu o que está escrito sobre a porta de entrada da casa em que acabou de entrar. Ele responde que não. Ela lê para ele as palavras, explicando-lhe que são do latin.

O que está escrito?
Nosce te ipsum. O que significa? Conhece-te a ti mesmo. O oráculo diz a Neo que ele e somente ele poderá saber se é ou não aquele que vai livrar o mundo do poder da Matrix, portanto, somente conhecendo-se a si mesmo ele terá a resposta.

Esta cena é a representação, no futuro, portanto, no presente, de um acontecimento que se passa há pelos menos 23 séculos. Sócrates, filósofo ateniense, foi ao santuário de Delfos consultar o oráculo. Sobre o portal de entrada desse santuário, estava escrita a grande mensagem do deus Apolo: Conhece-te a ti mesmo.

Por que Sócrates foi até o oráculo?
Em Atenas, muitos diziam que Sócrates era um sábio. Ele desejava saber o que era um sábio e se ele mesmo poderia ser chamado de sábio. O oráculo perguntou-lhe: "o que você sabe?" Ele respondeu: "Só sei que nada sei". ao que o oráculo disse: "Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe"

Por que fazer o paralelo entre Neo e Sócrates?
Neo e Morpheu são nomes gregos. Neo significa "novo" ou "renovado". Quando dizemos de alguém, significa "jovem na força e no ardor da juventude". Morpheu é da Mitologia grega: era o nome de um espírito, filho do Sono e da Noite, que possuía asas e era capaz, num único instante, de voar em absoluto silêncio para as extremidasdes do mundo. Esvoaçando sobre um ser humano ou pousando levemente sobre sua cabeça, tocando-o com uma papoula vermelha, tinha o poder não só de fazê-lo adormecer e sonhar, mas igualmente de aparecer-lhe no sonho, tomando a forma humana.
No filme Matrix, Morpheu se comunica com Neo pela primeira vez, que desperta assustado com o ruído de uma mensagem na tela de seu computador. No primeiro encontro, Morpheu surpreende Neo por sua extrema velocidade, por ser capaz de voar e por parecer saber tudo a respeito desse dele que não conhecia o Morpheu.



Várias vezes, Morpheu pergunta a Neo se ele tem a impressão de estar dormindo e sonhando, sem nunca ter a certeza de estar realmente desperto. Essa pergunta deixa de ser feita a partir do momento em que, entre uma pílula azul e uma vermelha oferecidas por Morpheu, Neo escolhe ingerir a vermelha (como a papoula da mitologia), que o fará ver a realidade. É Morpheu quem lhe mostra a Matrix, fazendo-o compreender que passou a vida inteira sem saber se estava desperto ou se dormia e sonhava porque, realmente, esteve sempre dormindo e sonhando. "
"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade