Atitude Crítica

A Atitude Crítica possui duas características:
  1. Negativa: dizer "não" aos pré-conceitos, pré-juízos, às ideias da experiência cotidiana, ao que dizem e pensam a massa. Pôr em reflexão nossas crenças para interrogar sobre suas causas e seu sentido.

  2. Positiva: Interrogar sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. "Interrogação sobre o o Porquê e o Como
    disso tudo e de nós próprios. O que é, por que é?" (CHAUÍ, 2004, p. 18).
Estas duas "características" constituem a Atitude Filosófica.
O senso comum costuma julgar que Crítica é algo desagradável, feita por quem deseja prejudicar o outro ou mostrar-se mais inteligente do que realmente é, todavia, a Crítica, nada tem que ver com isto.

Crítica procede do Grego e possui três significados ou sentidos.
  1. Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente;
  2. Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento;
  3. Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento.
A filosofia inicia sua existência dizendo 'não' às crenças e preconceitos que passaram a ser submetidos à avaliação crítico-racional, argumentando que aquilo que julgamos saber, na verdade, não o sabemos. Porque saber que não sabe já é um saber, um ponto de partida para a busca do conhecimento. Se admito que "só sei que nada sei", vou procurar saber, buscar, procurar, pesquisar e adquirir o saber. Filosofia, portanto, para sair da ignorância. Todavia, se não admitir a própria ignorância nada saberá, pois não se pode encher um pote que já se encontra cheio, é necessário esvaziá-lo.

Questionar sempre tudo que lhe foi ensinado, transformar-se num laboratório de experimentação: Algo lhe foi dito ou ensinado, coloque-o à prova, certifique-se, pesquise, questione, compare, comprove. Não passe à diante, a menos que tenha certeza.

"A Filosofia inicia sua investigação naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher a lacuna deixada por elas. A Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornaram-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já nãos nos pode satisfazer. A Filosofia volta-se para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação" (Ibid.)

Na Atitude Crítica está a necessidade de encontrar incoerências (seja nos discursos, seja nos comportamentos), ambiguidades, incompatibilidades, sobretudo, nas crenças cotidianas. Para tanto é necessário manter o cérebro sempre desperto, atento às falácias discursivas e comportamentais; mantê-lo munido da lógica para aplicá-la sempre àquilo que se nos apresenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Niilismo como refúgio e criação.

Quem Conhece Mafalda?

Notas sobre Preconceito Religioso e Sociedade